Você sabe quais os piores alimentos para a saúde?

Cheeseburger with fries and icy soft drink

Muitos alimentos são visualmente agradáveis e muito saborosos, mas será que tudo que nos agrada realmente faz bem? Confira 10 alimentos perigosos para a saúde e dicas de como substituí-los por outros:

10º lugar: Sorvete de massa industrializado: é rico em açúcar e gordura saturada que favorece o aparecimento de placas que provocam doenças vasculares que podem prejudicar coração, rins e o cérebro a longo prazo. Alternativa: O picolé de fruta tem menos calorias e gordura; o frozen de iogurte desnatado e o sorvete light que têm menor quantidade de gorduras saturadas também são boas alternativas ao tradicional sorvete de massa.

9º lugar: Salgadinhos de milho: Com grande variedade de produtos químicos pode causar alergias. Além disso, é rico em sódio que pode causar hipertensão; rico em gorduras totais e saturadas e é fabricado com milho transgênico. Alternativa: pipoca caseira, preparada na panela com óleo vegetal fresco é mais saudável, mas não se deve abusar do sal.

8º lugar: Pizza congelada: rica em sódio que, além de provocar hipertensão, favorece doenças renais; rica em gorduras saturadas que favorece problemas cardíacos; produzida com farinha branca que é rapidamente absorvida pelo organismo, o que faz a pessoa sentir fome logo, ou seja o tempo da sensação de saciedade é reduzido. Alternativa: consumir uma vez por semana. Dar preferência a massas integrais e a sabores menos calóricos.

7º lugar: Batata frita: o problema está na fritura que causa uma alteração molecular do alimento quando o expõe a altas temperaturas. Alternativa: uma boa opção é consumir a batata assada, ou se gostar muito de batata frita, é melhor fritar em casa sem reutilizar o óleo, pois quanto mais reaproveitar o óleo mais saturado ele fica.

6º lugar: Salgadinho de batata: contém grande quantidade de gorduras totais e saturadas, sal e substâncias químicas. Alternativa: pipoca feita em casa, na panela. Batata assada, cortada em forma de chips com azeite e alecrim ou orégano.

5º lugar: Bacon: o consumo de carne processada está relacionado à problemas cardíacos, diabetes tipo 2 e câncer no pâncreas; rico em gordura saturada; Alternativa: consumir bacon uma vez por semana; pode-se substituir por peito de peru.

4º lugar: Cachorro-quente: a salsicha é rica em gorduras totais e saturadas e rica em sódio. Além de ter os mesmos problemas do bacon por ser também carne processada, contém substâncias com ação cancerígena (nitritos e nitratos). Alternativa: o sanduíche de queijo branco e peito de peru.

3º lugar: Churros recheados: além de causar os mesmos prejuízos que a batata frita por ser fritura, é rica em açúcar. Alternativa: reduzir o consumo a uma vez por semana e ter uma alimentação saudável.

2º lugar: Refrigerante e suco industrializado: o refrigerante é rico em açúcar: uma lata do tipo cola por dia durante um mês equivale a consumir 1 kg de açúcar. Está relacionado ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) e doenças respiratórias. O suco é muito calórico além de ter pouquíssimas vitaminas. Alternativa: suco natural e água de coco que são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais.

1º lugar: Refrigerante diet: aumenta o risco de AVC, infarto, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica. Alternativa: sucos naturais e água de coco.

Fonte: Minha Vida