Trombose

Frau bein anziehen von Kompressionstrümpfen

A trombose acontece quando se formam coágulos de sangue no interior de um vaso sanguíneo, geralmente nas pernas. O problema atinge homens e mulheres e torna-se mais grave se o coágulo se desprende e cai na corrente sanguínea, processo chamado de embolia que pode causar lesões graves.

Fatores de risco para a trombose

– Ficar muito tempo sentado ou em pé, como fazer longas viagens ou dirigir por muito tempo:  quando os músculos da panturrilha não se contraem, a circulação do sangue fica prejudicada.

– Gravidez: a pressão sobre as veias da pélvis e das pernas aumenta. Mas o risco é para as mulheres pré-dispostas ao problema.

– Infecções gastrointestinais

– Uso de anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal

– Insuficiência cardíaca

– Obesidade

– Tabagismo

– Idade: mais comum em pessoas acima dos 60 anos, porém, pode acometer jovens.

Sintomas

Nem sempre a trombose tem sintomas, mas os mais comuns são:

– Dor nas pernas: especialmente nas panturrilhas. Pode chegar até o pé e o tornozelo.

– Sensação de queimação na região afetada.

– Mudanças na cor da pele que fica vermelha ou azul.

– Inchaço

O médico poderá solicitar exames para detectar a trombose, como ultrassom, exames de sangue, venografia, tomografia e exames de ressonância magnética.

É importante procurar um especialista se forem percebidos os sintomas. Quando não tratada a trombose pode tornar-se mais grave.

A melhor forma de prevenir a trombose e ter hábitos saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, e alimentar-se de maneira correta.

Fonte: Minha Vida, Universo Jatobá