Tratando azia na gravidez

pregnant woman and refrigerator with health food vegetables and fruits

A azia costuma incomodar as mulheres durante a gravidez. Nesse período, o corpo produz progesterona, um hormônio que atua relaxando os músculos, inclusive a válvula do início do estômago. Esse processo provoca o refluxo gástrico, que é o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, a medida que o bebê cresce, empurra o sistema digestivo para cima, o que também causa azia.

Sintomas

Queimação abaixo da garganta, sensação de estômago cheio, dor no peito, tosse, saliva em excesso, má digestão, acidez na boca e deglutição prejudicada.

 

O problema, que desaparece após o parto, pode persistir por toda a gravidez. No entanto, existem formas de driblar o incômodo sem recorrer a medicamentos.

– Amêndoas: comer de 4 a 5 amêndoas por dia ajuda a diminuir os níveis de ácido e ainda nutre o bebê.

– Babosa (Aloe Vera): é importante consultar um médico antes de consumir sucos feitos com a planta que tem agentes anti-inflamatórios.

– Água de coco: neutraliza os ácidos do estômago aliviando os sintomas da azia.

– Semente de erva doce (Funcho): melhora a digestão. Consumir em uma semana, o chá de 15g de sementes fervidas em 1 litro de água.

– Vinagre de maçã: neutraliza o ácido gerado por alimentos. Beber uma colher de sopa de vinagre diluído em um copo de água.

– Mamão papaia: melhora a digestão e acalma o estômago. Consumir a fruta madura para combater a azia. Porém, a fruta pode causar contrações uterinas, por isso, o médico deve ser consultado.

– Gengibre: ajuda a digestão e reduz a azia. Pode ser consumido como chá ou lascas de gengibre.

– Mel e leite: a mistura ajuda na digestão e acalma o estômago.

– Água: beber bastante água

– Ingerir sucos de frutas

– Mascar chicletes

– Alimentos à base de grãos integrais

– Bebidas fermentadas

– Consumir manjericão

O que pode piorar a azia

Pimenta e alimentos picantes

Refrigerante

Cafeína

Chocolate

Tomate

Cebola

Frutas cítricas e demais alimentos ácidos

Mostarda

Frituras e demais alimentos gordurosos

Alimentos processados

 

Também é importante

Evitar álcool e cigarro

Evitar dormir após as refeições (aguardar 1 a 2 horas)

Evitar roupas apertadas

Evitar beber durante as refeições (tomar líquidos 30 min antes ou depois das refeições)

Mastigar bem os alimentos

Manter a postura correta

Dormir de inclinada para o lado esquerdo pode reduzir a azia, segundo estudos.

Fonte: Dicas de Saúde