Sintomas e diagnóstico de câncer de mama

501951

Quando o câncer de mama está em seu estágio inicial, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Para ele pode ser percebido pelo toque, tem que ter aproximadamente 1 cm³, um tamanho muito grande. Por isso a prevenção é tão importante, mesmo que a mulher não sinta ou perceba nenhuma diferença. Os exames precisam ser feitos regularmente, antes do aparecimento dos sintomas. O “caroço” ou nódulo não é o único sintoma de um tumor na mama, existem outros como:

Vermelhidão na pele

Mudança no formato dos mamilos e das mamas

Nódulos (caroços) na axila

Secreção escura que sai pelo mamilo

Pele enrugada, com aparência de casca de laranja

Ferida na mama, em estágios avançados

Diagnóstico

Vários exames podem ser utilizados para diagnosticar o câncer de mama, como: mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem. Esses exames podem reconhecer alterações que podem indicar um câncer. Havendo alteração, a biópsia, feita a partir de um tecido da mama, é recomendada para o diagnóstico, pois verifica a presença de células cancerosas.

Em caso positivo para o câncer de mama, o médico irá pesquisar, avaliando o tipo de tumor para indicar a melhor forma de tratamento.

Uma mulher que recebe o diagnóstico de câncer de mama deve tirar todas a suas dúvidas com o médico. Vale anotar as dúvidas assim como pontos mais relevantes das respostas do médico. Também é possível pedir indicação de material de leitura sobre o assunto.

Fonte: Minha Vida