Seis causas comuns da labirintite

塞ぎ込む女性

A labirintite pode ser ocasionada por mais de 300 fatores, dentre os principais estão a diabetes e a má alimentação. O sintoma mais comum do distúrbio do labirinto é sentir que o mundo está rodando provocando, dessa forma, tontura. Este sintoma vem acompanhado de náusea, zumbido no ouvido, suor frio e diarreia.

Tal distúrbio tem esse nome porque ocorre quando há uma alteração no funcionamento do labirinto, uma estrutura dentro da orelha responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Com isso, o labirinto envia mensagens desalinhadas ao cérebro sobre a posição da cabeça no espaço, e a consequência é a perda do equilíbrio.

Veja algumas causas comuns da labirintite.

HIPERTENSÃO

A hipertensão aumenta a pressão no interior das artérias e dificulta a chegada de sangue no labirinto. Com menos sangue, faltam oxigênio e nutrientes necessários para nutrir as células da região. Devido a tal desequilíbrio, o cérebro tem dificuldade em decodificar a posição da cabeça no espaço, já que não consegue se comunicar de forma adequada com o labirinto.

DIABETES, PRÉ-DIABETES E HIPOGLICEMIA

Qualquer desajuste na quantidade de açúcar no sangue altera a vascularização do labirinto. Ainda, tal disfunção pode mudar a constituição do líquido presente no labirinto responsável pela percepção do equilíbrio.

AÇÚCAR REFINADO

O consumo em excesso de açúcar refinado altera o funcionamento do labirinto e as mensagens que ele envia ao cérebro. Um dos sinais da falha de comunicação entre o cérebro e o labirinto é a tontura. Por este motivo, é recomendado ingerir doces e guloseimas com moderação.

MEDICAMENTOS

O uso recorrente de quimioterápicos, anti-inflamatórios, antibióticos e anti-hipertensivos modifica o funcionamento do labirinto e prejudica o envio de mensagens para o cérebro sobre a posição da cabeça.

CAFÉ EM EXCESSO

A cafeína, presente no café, em chás e refrigerantes, é uma substância estimulante e tóxica para o labirinto. Por aumentar a densidade do líquido do labirinto, a cafeína prejudica a percepção do cérebro em relação à posição da cabeça no espaço.

BEBIDA ALCOÓLICA

Bebidas alcoólicas são estimulantes, assim como o café. Quando consumidas em excesso, estas bebidas provocam uma irritação aguda no labirinto que prejudica, também, a percepção do cérebro sobre a posição da cabeça.

TRATAMENTO

A primeira medida a ser tomada quando sinais de labirintite forem percebidos é identificar seus motivos e buscar tratamentos para a causa do distúrbio.

Se a labirintite não for tratada, ela pode se tornar crônica. Este distúrbio ocasiona limitações nas atividades diárias, influenciando os âmbitos profissional e social do paciente, o qual tende a ficar deprimido com a sensação de insegurança e de limitação.

Por isso, é importante reforçar que quando os sintomas aparecerem é necessário procurar um médico. Em casos mais sérios, exercícios específicos para o paciente se acostumar com a tontura podem ser recomendados.

Fonte: Veja