Sacarose ou Frutose? Qual a melhor opção?

Spoon in a glass bowl of sugar

Quando o assunto é qual o melhor açúcar para se consumir, ou qual o menos nocivo, muitas dúvidas aparecem. Um exemplo é a dúvida entre frutose e sacarose.

A frutose é o açúcar encontrado nas frutas, no mel e em alguns vegetais e cerais. Quando consumimos uma fruta, ingerimos as fibras, vitaminas e minerais que tornam a absorção da frutose mais lenta, o que dá energia para o corpo.

Já a frutose isolada, que pode ser encontrada no mercado como adoçante branco refinado tem um impacto negativo na saúde. A frutose industrializada contribui para o desenvolvimento da síndrome metabólica e resistência insulínica, assim como o açúcar de mesa, e pode provocar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas com colesterol. A frutose é muito utilizada pela indústria de doces e refrigerantes por ter um alto poder adoçante. A frutose não é indicada para diabéticos.

A Sacarose, por sua vez, é o açúcar branco de mesa, e tem frutose e glicose em sua composição. Como ele causa uma série de problemas de saúde, é indicado evitar, especialmente a forma mais refinada. O consumo exagerado de açúcar pode causar síndrome metabólica e resistência insulínica, pois obriga o pâncreas a produzir uma quantidade de insulina maior que o normal.

Mas a sacarose não é encontrada apenas em forma de açúcar, ela é adicionada em produtos industrializados como suco de caixinha, bolinhos, bisnaguinhas, e muitos outros. Por isso, é preciso ter cautela no consumo desses produtos.

A glicose presente na sacarose é indispensável para o organismo, e essa glicose pode ser adquirida através do consumo de verduras, legumes, e frutas, com uma alimentação balanceada, integral e natural, que conseguem fornecer a quantidade de glicose ideal para as necessidades do corpo.

Na dúvida entre frutose isolada e sacarose, não escolha qualquer das opções. O ideal é adoçar os alimentos com mel, açúcar mascavo ou açúcar de coco.

Fonte: Fale com a Nutricionista