Rinite

child girl wiping or cleaning nose with tissue isolated on white

A Rinite pode ser alérgica ou medicamentosa e é uma resposta a uma possível ameaça, presente no ar, ao pulmão ou ao organismo como um todo. A obstrução nasal, coriza e espirros, são alguns sintomas da rinite.

A rinite alérgica, geralmente acontece devido à exposição a poeira, mofo, ou outras substâncias, como é o caso da rinite medicamentosa, que ocorre devido ao uso de remédios, principalmente, os de uso direto nas narinas.

Grupos de risco

Os pais podem transmitir a doença para os filhos, ou torná-los mais propensos à doença. Pessoas que se expõem frequentemente aos agentes alergênicos também têm maior risco de adquirir rinite.

Sintomas

O organismo, entendendo uma ameaça no ar, precisa fazer com que menos ar contaminado seja inalado, por isso, a obstrução é o sintoma mais recorrente da rinite. E como uma tentativa de expelir do corpo aquilo que pode prejudicá-lo, os espirros e a coriza se manifestam e existem ainda outros sintomas como coceira no nariz e na garganta. Os sintomas podem surgir logo após o contato com o que provocou a alergia, ou podem se manifestar de 4 a 6 horas depois.

Tratamento

O tratamento é baseado no combate aos sintomas, o médico pode receitar remédios para os espirros e a coriza, e existe também o tratamento com vacinas. No entanto, melhor método é a prevenção, com mudanças de hábitos, evitando a exposição aos agentes alergênicos.

Dicas

– Evite se expor ao que causa a alergia. No caso da rinite por alergia de poeira doméstica, é importante manter tudo limpo.

– Ácaros gostam de locais quentes, úmidos e escuros, por isso, mantenha a casa arejada, com as janelas abertas, para que o sol ilumine os cômodos.

– Toque os cobertores a cada 10 dias e deixe o travesseiro no sol todas as manhãs.

– Evite os bichos de pelúcia, carpetes e cortinas, ou outros objetos que acumulem poeira, ácaro e mofo.

– Evite animais de estimação, pois, os pelos, assim como a urina e a saliva podem provocar muita alergia.

– Não fume e evite conviver com pessoas que fumam.

– Só use medicamentos se forem indicados pelo médico, especialmente os de uso direto nas narinas.

Algumas rinites podem ser mais difíceis de ser identificadas, como nos casos de alergia a agentes menos comuns. É preciso consultar um médico para ter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Fonte: Saúde Medicina