Retração gengival: o que é, por que acontece e como tratar

Hallo Halloween of dental

Um problema bastante comum e de causas variáveis, a retração gengival acontece quando a gengiva se contrai em direção à raiz do dente, deixando a dentina exposta. Essa exposição é uma das principais causas da sensibilidade nos dentes, mas, por si só, não leva a perda do dente – desde que sua origem seja eliminada e problemas como cáries e inflamações, prevenidos.

Causas

Entre as causas da retração gengival, a mais frequente é o trauma por escovação. Aplicar muita força sobre os dentes durante a limpeza ou utilizar uma escova de cerdas duras pode agredir o tecido gengival e fazer com que ele retraia. Nesses casos, geralmente apenas um ou dois dentes são atingidos, aqueles que são os alvos fáceis da escova.

Doença periodontais, como a gengivite, acúmulo de placa bacteriana e movimentos ortodônticos realizados de forma incorreta também podem levar ao quadro. Para saber as reais causas e promover o tratamento adequado, é fundamental procurar um especialista. O avanço da idade também pode retrair as gengivas de forma generalizada.

Prevenção

Como a cirurgia de retração gengival não é aplicada a todas as pessoas, a melhor forma de tratar o problema é preveni-lo. Utilize sempre escovas de cercas macias e preste atenção na força aplicada durante a escovação. Se perceber qualquer exposição da dentina, procure um profissional.

Fonte: Bolsa Saúde