Quais as causas da insônia?

man in bed with eyes opened suffering insomnia sleep disorder

Quando a pessoa tem insônia ela não consegue pegar no sono, ou não consegue dormir a noite inteira, despertando no meio da noite ou muito cedo. Esse problema causa irritabilidade, falta de energia, cansaço, sonolência, ansiedade, dificuldade de concentração e lembrança, dor de cabeça, problemas gastrointestinais e preocupação com o sono, o que causa o prejuízo na qualidade de vida da pessoa.

A insônia pode ser transitória, ou crônica. Pode ainda acontecer em decorrência de outros fatores, como uso indevido de remédios. Os motivos mais comuns são:

– Estresse: Acontecimentos traumáticos e preocupações podem dificultar o sono.

– Ansiedade: Pode ser a ansiedade do dia a dia, transtornos de ansiedade ou transtornos pós-traumáticos; assim como a preocupação se irá ou não conseguir dormir.

– Depressão: Pessoas com depressão podem apresentar mais sono ou a falta dele.

– Doenças: A pessoa poder ter dificuldade de dormir em decorrência de dores, dificuldade de respirar, necessidade de levantar-se durante a noite, e outros incômodos causados por algum problema de saúde como câncer, mal de Parkinson, artrite, entre outros.

– Mudança de ambiente: Mudar horários e lugares podem afetar o relógio biológico.

– Maus hábitos: Dormir com a TV ligada, dormir e acordar em horários diferentes todos os dias, atividades estimulantes antes de dormir, são alguns exemplos.

– Medicações: Alguns remédios, podem interferir na qualidade do sono, como antidepressivos, medicamentos para controlar a pressão arterial ou remédios que contém cafeína.

– Substâncias estimulantes: Consumir substâncias como cafeína, álcool, nicotina, antes de dormir, pode dificultar o sono.

– Comer muito tarde: É recomendado um lanche leve antes de dormir. A comida pesada pode causar desconforto, algumas pessoas sentem azia.

– Idade: Pessoas mais velhas podem ter mais dificuldade em dormir, e ter um sono mais leve. A falta de atividade pode levar a pessoa a tirar mais sonecas durante o dia, o que faz com que durante a noite seja mais difícil dormir. Problemas de saúde que frequentemente atingem os idosos também podem desencadear a insônia.

O risco de insônia é maior em:

– Mulheres: Por causa das mudanças hormonais

– Pessoas acima dos 60 anos

– Pessoas com problemas de saúde mental

– Pessoas estressadas

– Pessoa que trabalham à noite ou viajam para lugares com diferentes fusos-horários.

É importante procurar um médico para diagnosticar e tratar a insônia. Você pode procurar atendimento na clínica médica, neurologista, medicina do sono ou psiquiatria.

Fonte: Minha Vida