Puberdade precoce

mutter mit kind beim arzt

Quando o corpo da criança começa a se desenvolver antes do tempo ocorre a chamada puberdade precoce. Acontece nas meninas, quando os seios começam a crescer antes dos oito anos de idade, e nos meninos, quando o aumento dos testículos começa antes dos nove anos.

A puberdade precoce prejudica o crescimento da criança, além disso também envolve questões psicológicas e de autoestima da criança que pode se sentir deslocada no meio de crianças da mesma idade que ainda não apresentam os sinais da puberdade.

Como é escolhido o tratamento?

Uma vez que o problema é diagnosticado, o médico poderá indicar um tratamento à base de hormônio sintético para frear a liberação dos hormônios que provocam as mudanças que ocorrem na puberdade.

O tempo do tratamento dependerá de vários fatores verificados na avaliação clínica da criança, como a idade óssea, a previsão de estatura, entre outros fatores que o médico irá verificar.

O resultado do tratamento é a desaceleração dos sintomas. Exames podem ser feitos para comprovar o efeito do tratamento, como o raio-x das mãos e punhos  para que o médico avalie como está o crescimento ósseo.

Todavia, se a puberdade precoce estiver sendo causada por outro motivo, como tumor na hipófise, a raiz do problema deve ser tratada primeiro.

O importante é procurar orientação médica assim que forem percebidas as mudanças, pois um diagnóstico tardio pode inviabilizar o tratamento.

Fonte: Minha Vida