Prevenção contra o câncer de mama

This women support the fight against breast cancer

Para prevenir o câncer de mama, é preciso, primeiramente adotar hábitos de vida saudáveis, como:

Exercícios

De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, a atividade física intensa realizada durante 10 anos, começando aos 12 anos de idade, reduz em 23% das chances de desenvolver câncer de mama. Além disso, os exercícios reduzem o estresse e auxiliam na perda de peso, fatores de risco para o câncer.

Amamentação

A amamentação realizada por pelo menos seis meses reduz em 5% as chances de câncer de mama. Isso ocorre devido ao estímulo das glândulas mamárias e a redução da quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Dieta balanceada

Uma dieta saudável, é benéfica para controlar o peso e para evitar doenças crônicas. O organismo fica mais saudável, e isso evita tumores. Para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em até 45%, a mulher de comer vegetais frequentemente, segundo um estudo realizado pela Boston University.

Estresse

Uma rotina agitada e cheia de estresse duplica as chances de câncer de mama quando relacionada a outros fatores de risco. Algumas técnicas de respiração e relaxamento podem ajudar a diminuir a carga de tensão.

Álcool

Consumir 14 gramas de álcool aumenta em 30% os riscos de ter câncer de mama.

Controle do peso

Estar acima do peso na menopausa aumenta ainda mais o risco do câncer de mama, e também o risco do câncer ser mais agressivo.

Além da adoção de hábitos saudáveis, é preciso realizar exames para detecção do câncer de mama em estágio inicial.

Por isso, faça a mamografia!

A mamografia é indicada após os 50 anos de idade, mas, as mulheres que têm histórico familiar da doença devem começar 10 anos antes do caso mais precoce da família. Se uma parente teve câncer de mama aos 40 anos, a mulher dever começar a realizar os exames aos 30 anos.

Fonte: Minha Vida