O que é Transtorno da Ansiedade Generalizada

Liebeskummer

Diante de situações de expectativa, dúvidas ou medo, como uma entrevista de emprego, uma viagem a um lugar desconhecido ou uma cirurgia, ficar ansioso é normal. A ansiedade serve para estimular a pessoa agir, enfrentando o desafio. Porém, ansiedade em excesso paralisa e causa prejuízo à pessoa.

O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela preocupação excessiva, desproporcional aos fatos que geraram a ansiedade. Causa dificuldade de controlar a preocupação e a apreensão que persiste por, no mínimo, seis meses. A pessoa também pode se sentir ansiosa sem nenhuma razão aparente, ter medos exagerados e falta de controle sobre seus pensamentos. Pessoas de todas as idades podem desenvolver o problema.

Sintomas

A TAG também tem sintomas como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Há variações de sintomas para cada pessoa, algumas também sentem palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito e dores musculares. O transtorno da ansiedade generalizada causa muito sofrimento, interfere na qualidade de vida, nos relacionamentos e na vida profissional.

Diagnóstico

O médico pode fazer uma avaliação clínica do paciente e solicitar exames complementares. Além de levar em conta a história de vida do paciente para diagnosticar o TAG.

Tratamento

Para tratar o transtorno da ansiedade generalizada o médico pode receitar o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos e psicoterapia com psicólogo ou psiquiatra. Ou ainda os dois tratamentos podem ser combinados. Os medicamentos geralmente precisam ser usados por seis a doze meses depois do fim dos sintomas.

Recomendações

Caso perceba que você tem esses sintomas e está encontrando dificuldade em lidar com a situação, procure ajuda médica.

Fonte: Dr. Drauzio, Minha Vida