O que é diverticulite?

mid age woman having stomach pain at home

Diverticulite é a inflamação dos divertículos na parede interna do intestino. A causa do problema ainda não foi comprovada, mas sabe-se que ingerir poucas fibras na alimentação é uma das prováveis causas. A diverticulite é mais comum em pessoas que tem uma dieta rica em arroz branco, pão branco, cereais matinais e outros alimentos refinados.

Fatores de risco:

Idade: acima dos 40 anos

Alimentação pobre em fibras: alimentos processados, carboidratos, e poucas fibras.

Falta de exercício físico

Obesidade

Tabagismo

Sintomas

Os sintomas aparecem de repente e podem piorar em poucos dias. São eles:

Sensibilidade, normalmente na parte inferior esquerda do abdômen

– Inchaço ou gases;

– Febre e calafrios;

– Náusea e vômito;

– Falta de apetite;

Pessoas que tem os divertículos, mas sem a inflamação da diverticulite, costumam ter inchaço e cólicas na parte inferior do abdômen. Já a presença de sangue nas fezes ou no papel higiênico é mais raro.

O diagnóstico é feito através de exame clínico, exames de sangue e exames de imagem, como tomografia. O tratamento da diverticulite é feito de acordo com a gravidade dos sintomas, algumas pessoas podem se tratar em casa seguindo as orientações médicas, mas outras precisam de internação hospitalar, e ainda outras de cirurgia.

Ao se notarem os sintomas o médico deve ser consultado, pois, quando não tratada, a diverticulite pode causar problemas de saúde mais graves como:

– Periontite

– Sangramento retal

– Buraco ou ruptura no cólon

– Abscessos (bolsões cheios de pus)

– Estenose

– Fístula

Fonte: Minha Vida