O que é Cálculo renal

Loin inflammation on male body shown with red spot. Health care

Mais conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal ou nefrolitíase são substâncias presentes na urina que se solidificam formando pedras e podem ser encontrados nos rins ou no aparelho urinário.

Qualquer pessoa pode ter cálculos renais, inclusive em crianças, porém o problema é mais comum em homens.

Sintomas

Quando o cálculo renal ainda está no rim, geralmente, não causa sintomas. Mas quando os sintomas aparecem, se manifestam com dor intensa na região lombar ou na região lateral do abdômen. Outros sintomas são: repetidas infecções urinárias, náuseas e vômitos, frequente vontade de urinar e dor ao urinar.

Para diagnosticar o problema o médico poderá fazer uma avaliação clínica e solicitar exames como ultrassonografia dos rins, exame de urina, raio X e tomografia helicoidal sem contraste. Os exames de imagem possibilitam localizar os cálculos e verificar a dilatação da via urinária.

Tratamento

O tratamento depende da gravidade do quadro. Podem ser usados analgésicos para aliviar a dor e hidratação. Em outros casos é necessária uma cirurgia para eliminar os cálculos, que são fracionados para serem expelidos pela uretra.

O motivo do cálculo renal também deve ser pesquisado, pois para cada tipo de causa existe um tratamento, o que o torna mais eficiente.

Previna-se

Pessoas que tem casos de cálculo renal na família tem mais chance de ter o problema. Além disso, viver ou trabalhar em locais de clima quente, ter uma dieta rica em sal ou rica em proteína animal, e ter o hábito de beber pouco líquido favorece a formação dos cálculos renais.

Por isso, é fundamental beber cerca de 2 litros de líquidos por dia (adultos), consumir alimentos ricos em potássio e frutas cítricas, e reduzir o consumo de sal e proteína. Também é recomendável realizar exames de rotina para facilitar o diagnóstico precoce dessa condição.

Fonte: Revista Viva Saúde