Mulheres jovens e o câncer de mama

Breast Cancer.

O câncer de mama está relacionado à idade da mulher, quanto mais avançada a idade, mais riscos de desenvolver um câncer a mulher tem. O risco aumenta a partir dos 50 anos de vida.

Já as mulheres jovens têm um risco muito menor câncer de mama. Apenas 7% dos casos desse tipo de câncer ocorre antes dos 40 anos de idade. Os casos de câncer de mama em mulheres jovens, apesar de serem raros, acontecem na faixa de idade dos 20 anos.

Fatores de risco para mulheres jovens

– Mutação genética: principal fator de risco para o câncer de mama em mulheres jovens. Os principais genes são: BRCA1, BRCA 2, TP53 e o CHEK2.

– Tratamento com radioterapia na região do tórax na infância ou adolescência: geralmente usado para tratar linfoma, causa riscos de câncer de mama 10 anos depois.

– Histórico familiar: casos de câncer de mama e ovário em parentes de primeiro grau

– História de câncer de mama bilateral

– Histórico familiar de câncer de mama em homens na família

Diagnóstico

Diagnosticar a doença é muito difícil em mulheres jovens por diversos motivos: mulheres jovens, geralmente, estão envolvidas com a carreira profissional ou com a maternidade. Além disso, as mamas dessas mulheres, em sua maioria, são muito densas, o que dificulta a verificação de tumores. Nesse caso pode ser necessário complementar a pesquisa com ultrassonografia ou ressonância magnética.

Alterações na pele (edema ou retrações) e nódulos são os principais indícios da fase avançada do câncer de mama. Geralmente, o câncer de mama em mulheres jovens é biologicamente mais agressivo e tem menos chance de cura.

Tratamento

Nesse período da vida, o tratamento pode incluir cirurgia oncológica, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

Fonte: Minha Vida