Muito calor? Cuide-se bem!

mann trinkt wasser im büro mit ventilator im hintergrund

Quando o clima está muito quente, o corpo perde mais líquidos que o normal e isso pode causar danos à saúde. Confira dicas para passar pelos dias quentes com mais disposição:

– Hidratação: o corpo libera suor para equilibrar a temperatura, e isso elimina água e sais minerais. Esse processo prejudica o metabolismo, aumentando as chances de tonturas, cãibras, lesões musculares, falta de concentração, falta de disposição e queda do desempenho físico. Quando se sente sede o corpo já está sofrendo desidratação, por isso, é preciso beber água aos poucos durante todo o dia. Outro sinal é a cor e o odor da urina, se estiver escura e com o cheiro forte, significa que é preciso ingerir mais água ao longo do dia.

– Alimentação: frutas e vegetais têm boas quantidades de água em sua composição. Além disso, são ricas em potássio que precisa ser reposto quando se produz muito suor. Sucos de frutas são bem-vindos. Em contrapartida, consumir gorduras causa uma sensação de desconforto e mal-estar, pois esses alimentos não são metabolizados devido à perda de líquidos pelo organismo.

– Atividade física: durante o exercício, há perda de potássio e sódio pelo suor. A água contribui para evitar o aumento da frequência cardíaca e retardar fadiga. Se atividade for mais intensa ou longa, pode-se fazer uso dos isotônicos. É preciso de hidratar antes, durante e depois do treino.

– Roupas leves: tecidos de algodão e malha absorvem o suor e as cores claras absorvem menos calor, pois refletem a luz do sol.

– Para dormir: evitar beber chás e leite quente antes de dormir. Também é importante usar roupas frescas e deixar o quarto arejado.

– Transpiração: usar o desodorante logo após o banho; manter axilas e virilhas depiladas, para facilitar a evaporação do suor e evitar o mau cheiro; usar talco ou antitranspirante nos pés.

– Evitar o sol: a exposição solar deve ser evitada, especialmente, entre 10 e 16 horas. O calor pode causar hipertermia, quando o corpo não consegue mais equilibrar o calor do corpo. Em decorrência disso, algumas células param de funcionar e acontecem desmaios graves.

Fonte: Minha Vida