Dicas para o inverno

Attractive young woman in wintertime outdoor

No inverno são comuns casos de resfriados, gripes, amidalites e dores de ouvido. Isso acontece porque o frio deixa nosso corpo mais vulnerável e debilitado, e também pode agravar doenças como asma, pneumonia, sinusite, bronquite e rinite. Outro motivo é que as pessoas frequentarem mais lugares com pouca ventilação no inverno, o que facilita a proliferação de ácaros e bactérias.

Confira algumas dicas:

– Cuide da roupa de cama: cobertores, geralmente, acumulam ácaros por ficarem guardados muito tempo, por isso, as roupas de cama devem ser expostas ao sol antes de serem usadas, e também passadas com ferro depois de lavadas. As roupas de cama devem ser trocadas toda a semana e a cama arrumada todos os dias para dificultar a proliferação de ácaros.

– Mantenha as janelas abertas mesmo no frio, pois, o ambiente arejado dificulta a proliferação de ácaros e de bactérias.

– Beba água, o corpo bem hidratado funciona melhor. A água contribui no controle da circulação sanguínea, é importante para o funcionamento correto das células, para respiração e os músculos.

– Aplique soro fisiológico nas narinas e olhos, ele evita irritações e facilita a respiração pois, hidrata e umidifica.

– Lave as mãos, no verão ou no inverno para evitar problemas.

– Evite aglomerações de pessoas, principalmente em locais fechados, pois, essa situação favorece a transmissão de diversas doenças.

– Evite carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, pois favorecem a proliferação de ácaros e isso pode piorar a rinite alérgica ou asma, ou levar ao desenvolvimento da condição.

– Mantenha a casa limpa e também retire o pó de móveis e objetos, limpando sempre com pano úmido para evitar o levantamento da poeira.

– Não fume e fique longe de pessoas que fumam, pois, a fumaça piora o quadro de doenças como a rinite, bronquite, sinusite ou asma.

– Tome as devidas vacinas, como por exemplo, a vacina contra a gripe e contra a pneumonia.

Fonte: Saúde Medicina