Dicas para dormir mais rápido

beautiful girl sleeps in the bedroom

Muitas vezes, rolar de um lado para o outro na cama, sem conseguir dormir se torna comum na rotina de muitas pessoas. Vários fatores podem contribuir para que isso aconteça, como trabalhar demais e ter um dia agitado, por exemplo. Dormir bem é essencial para passar o dia bem-disposto, e livre de estresse. Confira algumas dicas para dormir mais rápido:

Definir horário para dormir: ir para a cama no mesmo horário diariamente, ajuda a pegar no sono mais rápido. É bom lembrar que as horas que a pessoa dorme durante a noite são mais eficazes para o descanso que as horas dormidas de dia. 30 minutos dormidos antes de meia noite, equivalem a 2 horas após.

Evitar eletrônicos: é fundamental desligar o celular, tv e outros aparelhos eletrônicos, pois o uso desses aparelhos pode afastar o sono.

Alimentação adequada: a última refeição do dia deve ser realizada algumas horas antes de ir para a cama. Assim, quando chegar a hora de dormir, o alimento já estará digerido. É vom optar por alimentos leves para facilitar a digestão e evitar alimentos como café, chocolate, açaí e bebida alcoólica.

Evite problemas: evite ter pensamentos negativos e deixe as preocupações de lado na hora de se deitar. Após as 20 horas, procure ler coisas leves que ajudem a relaxar.

Ambiente agradável: ambiente escuro é ideal para dormir bem, pois a glândula pineal é ativada para produzir o sono no escuro. A cama deve ser usada apenas para dormir para que o cérebro a associe com o sono. Além disso, é importante escolher colchão e travesseiro confortáveis que permitam ao corpo relaxar.

Exercícios físicos: 30 minutos de atividade física diária antes das 19 horas ajuda a regular o sono.

Banho: tomar um banho morno antes de ir para a cama ajuda a relaxar a musculatura. O uso de óleos com ativos calmantes na pele após o banho também é positivo.

Não insista: se após 30 minutos na cama, ainda não conseguir pegar no sono, o ideal é levantar e realizar alguma atividade relaxante. Ler um bom livro, ouvir música calma pode ajudar.

Fonte: Dicas de Saúde