Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27/11

Life Strong Friends Ribbons

O câncer ultrapassa todas as barreiras de etnias, idade, nacionalidade e gênero. Saber sobre a doença e como preveni-la é tão importante como combater informações equivocadas que podem causar prejuízo à saúde das pessoas.

 

É importante estar atento aos sinais que o corpo emite e sempre procurar um médico quando algo não estiver bem.

 

Prevenção

Confira 10 dicas para a prevenção do câncer:

 

01 – Não fumar. Cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas são inaladas pelo fumante ativo e também pelo fumante passivo.

 

02 – Ter uma alimentação saudável e equilibrada. O hábito ajuda a reduzir as chances de ter um câncer. Dica: Ingerir mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, queijo branco, alimentos cozidos e assados. Evitar alimentos gordurosos, salgados, enlatados, frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada.

 

03 – Praticar atividade física. Pelo menos 30 minutos diários de exercícios, leve ou moderados, como, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar e dançar, entre outras. O importante é se movimentar.

 

04 – Realizar exames preventivos periodicamente. Para os homens entre 50 e 70 anos é importante a investigação do câncer de próstata. Para as mulheres e homens, com 50 anos ou mais, recomenda-se o exame de sangue oculto nas fezes, anualmente. Para as mulheres é importante realizar os exames preventivos contra o câncer de mama a partir dos 40 anos e se houver histórico familiar da doença, a partir dos 35 anos. É importante consultar regularmente o médico para uma avaliação caso a caso.

 

05 – Evitar ou limitar o consumo de bebidas alcóolicas em duas doses por dia para homens e uma dose diária para as mulheres.

 

06 – Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, e sempre utilizar protetor solar, proteção como chapéu e roupas que cubram a pele.

07 – As mulheres com idade entre 25 e 59 anos precisam fazer o exame preventivo ginecológico anualmente.

 

08 – Cuidar diariamente da higiene da boca, escovando os dentes e a língua. Também é importante consultar o dentista regularmente.

 

Fonte: Hospital do Câncer de Barretos