Cuide bem da sua boca e tenha mais saúde

Healthy Smile. Teeth Whitening. Dental care Concept

O cuidado com os dentes não é somente questão de estética, a saúde do corpo pode ser prejudicada por problemas bucais. De acordo com a American Dental Association (ADA) doenças bucais como periodontite podem originar doenças no coração e nos pulmões. Um exemplo disso é a endocardite bacteriana, uma grave infecção das válvulas cardíacas ou da superfície do coração. A endocardite é causada por bactéria oriunda de problemas bucais ou da má higiene da boca.

Outro sério problema bucal é a periodontite. A doença é muito frequente na população brasileira, menos de 22% dos adultos têm gengivas saudáveis, segundo a Associação Brasileira de Odontologia. O problema começa com a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana quando esta não é removida adequadamente. Com o tempo forma-se o tártaro, que, se não for removido por um cirurgião-dentista, destrói gradativamente e de forma irreversível as estruturas que sustentam os dentes. Ocorrem sangramentos, sensibilidade, retração da gengiva, mau hálito, mobilidade e até a perda do dente. A periodontite, geralmente, não apresenta sintomas, por isso é ainda mais perigosa.

Saiba mais sobre outros problemas bucais:

Cárie: é uma doença infectocontagiosa, pode ser transmitida. Se não tratada, a cárie pode provocar a morte do nervo responsável por manter a vitalidade do dente. Em casos mais graves pode ocorrer um abscesso, uma infecção com pus. O abscesso é perigoso pois a infecção pode se espalhar para outras partes do corpo. A falta de higiene e a má alimentação, principalmente rica em açúcar, favorecem o problema.

Câncer bucal: geralmente, começa com uma ferida na boca que não cicatriza, nem causa dor.  É preciso estar atento a alterações de cor e volume na boca.

Herpes: frequente após situações que provoquem a queda da imunidade, como um episódio de estresse, por exemplo. No início, causa coceira, ardor e vermelhidão.

Mau hálito: ocorre comumente devido à falta de higiene, mas pode ser provocada por doenças do estômago, rins e fígado. Outros fatores podem gerar mau hálito como fumar, consumir molhos picantes, e ter pouca produção de saliva.

Afta: ainda não foram determinadas as causas dessa ferida, mas sabe-se que está relacionada a alterações no sistema imunológico. A afta permanece na boca por um período que varia entre uma e duas semanas.

Esses problemas podem ser tratados, mas é importante lembrar que a prevenção é o melhor caminho para evitar problemas mais graves.

Fonte: Albert Einstein