Controle a ansiedade

Stressed young woman eating her nails.

Uma pessoa ansiosa, geralmente sofre com medos, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muitas vezes, com a sensação de que algo ruim vai acontecer. Além de medicação, é possível tomar algumas atitudes que ajudam a controlar a ansiedade. Anote as dicas:

Pratique exercícios físicos: os exercícios ajudam, pois, aumentam a produção de serotonina, que aumenta a sensação de prazer. Fazer caminhadas de 30 min, três vezes por semana, por exemplo, é um bom exercício para o corpo. Além disso, também pode ser uma oportunidade para meditar e refletir sobre os pontos de ansiedade que precisam ser trabalhados.

Reduza o estresse: existem várias alternativas, algumas delas são as sessões de massagem, acupuntura, ioga ou meditação. Muitas pessoas com ansiedade se beneficiam também com a homeopatia.

Respire: exercícios de respiração podem ser feitos em qualquer lugar, em qualquer momento. Pode ser feito da seguinte forma: Inspirar o ar pelo nariz com a boca fechada, deixando o abdômen expandir-se: inflar a barriga e não o peito. Depois, expirar devagar, expelindo o ar pela boca, enquanto o abdômen se contrai. Compassar a respiração ajuda a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, proporcionando a redução da taquicardia e do tremor.

Evite pensamentos negativos ou catastróficos: recomenda-se refletir sobre a dimensão real das situações que geram a ansiedade. Perguntar a si mesmo se o grau de responsabilidade que se tem sobre esses fatos não está sendo superestimado, e avaliar quanto controle se pode ter é uma alternativa. Sempre que começar um pensamento negativo, é importante fazer a substituição por outro pensamento, agradável de preferência, pois, pensamentos e as falas negativas pioram a ansiedade.

Alimente-se bem: consumir alimentos que são fontes de triptofano, como banana, e chocolate pode ajudar no controle da ansiedade, mas é importante lembrar da moderação ao alimentar-se. Também é possível tomar cápsulas de triptofano, vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina, que ajudam o organismo a controlar a ansiedade, fisiologicamente. Há ainda a opção dos chás; as plantas mais conhecidas são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

Fonte: Minha Vida