Composição da pílula anticoncepcional

Woman holding contraceptive pills rotect for pregnant

As mulheres podem escolher entre diversos tipos de pílulas anticoncepcionais. Algumas mulheres precisam ter mais cuidado com o uso da pílula, por exemplo, aquelas que fumam. O tabagismo associado à pílula anticoncepcional aumenta muito o risco de formação de trombos na corrente sanguínea.

A quantidade e o tipo de estrogênio e progesterona nas pílulas anticoncepcionais podem variar. Por isso a indicação da pílula deve ser individualizada, de acordo com as necessidades de cada mulher.

Estrogênio:

As pílulas podem utilizar dois tipos de estrogênio em sua composição: o etinilestradiol, que é um estrogênio sintético e o valerato de estradiol que é a forma natural. Antigamente, as pílulas tinham uma quantidade elevada de etinilestradiol (100 µg) por isso, causavam enjoos e ganho de peso. Hoje em dia, a quantidade utilizada é de menor (15 µg) que dão um baixo risco de gravidez.

Conheça os tipos e as características das pílulas anticoncepcionais:

Dosagem

A quantidade de etinilestradiol nas pílulas pode ser: ultrabaixa dosagem (15 µg), baixa dosagem (30 e 20 µg) ou média dosagem (35 µg). As pílulas de ultrabaixa dosagem podem causar sangramentos de escape. São mais recomendadas para adolescentes e mulheres que tiveram reações a outras pílulas, como ganho de peso, enjoos ou vômitos, dor de cabeça e nas pernas e dores nas mamas.

Como tomar

As pílulas de ultrabaixa dosagem (15 µg) são tomadas por 24 dias e a pausa dura 4 dias. A maioria dos tipos de pílulas, no entanto, são tomadas por 21 dias e a pausa 7 dias.

Progesterona

A progesterona é o hormônio que faz a diferença nos efeitos complementares dos anticoncepcionais, a depender do tipo utilizado na composição de cada um.

Levonorgestrel

Uma das primeiras progesteronas usadas na composição das pílulas. Com efeito androgênico (efeito de hormônios masculinos), causa aumento de pelos, da oleosidade da pele, e acne. Mas, é melhor em relação à libido, que cai com outras pílulas. Ex: Microvlar, Ciclo 21 e Level.

Desogestrel

O efeito androgênico é intermediário. É boa para o controle do peso, e para a saúde da pele. Ex: Mercilon, Gracial, Mercilon Conti, Minian,Femina, Primera E Minian.

Gestodeno

O efeito androgênico é pequeno: menos pelos, menor oleosidade da pele e menor aumento da libido. Age como diurético e beneficia as mulheres que sofrem com inchaço. Ex: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet, Tamisa, Ginesse, etc.

Acetato de ciproterona

Tem forte efeito antiandrogênico, por isso, é utilizada para tratamento de pele oleosa e acne, e excesso de pelos, sintomas causados pela Síndrome dos Ovários Policísticos. Ex: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis.

Drospirenona

Também com forte ação antiandrogênica, mas também com ação diurética, beneficia mulheres que sofrem com inchaço. EX: Yasmin, Yaz e Elani ciclo.

Clormadinona

Com ação antiandrogênica, beneficia a pele sem perda do apetite sexual. EX: Belara

Dienogest

Também tem ação antiandrogênica e é associada ao valerato de estradiol. EX: Qlara

Todas as pílulas amenizam a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas. Mas, elas têm efeitos diferentes, por isso, não é indicado usar a mesma pílula que a irmã, ou a vizinha. O mais recomendado é consultar um ginecologista.

Fonte: Minha Vida