Como incentivar o bebê a comer sozinho

happy cute baby kid eating food itself with spoon

As crianças desenvolvem a coordenação motora já bem pequenas e a partir do 8º mês já querem comer sozinhas. Para ensinar uma criança a comer sozinha, é preciso ter paciência com a bagunça e lembrar que o tempo de aprendizado de cada uma é diferente. Veja algumas dicas:

– Permita que a criança coma com as mãos, isso ajuda a criança a identificar a textura dos alimentos. Ela pode começar com alimentos consistentes como uma bolachinha, biscoito de polvilho ou uma banana.

– Deixa a criança brincar com a comida.

– Ao perceber que a criança já faz movimentos mais precisos, os pais podem oferecer talheres. Mesmo que no início ela não consiga, é importante continuar tentando. Alguns talheres de plástico ou silicone são mais fáceis de segurar e têm menos probabilidade de machucar por serem mais grossos. Não é necessário talher de cabo torto.

– A rotina é muito importante para a criança. Acordar cedo, tomar mamadeira e comer uma fruta às 10h, ajuda a sentir fome na hora do almoço. O momento da refeição também deve ser agradável.

– Copos com alças ao invés de mamadeira ajudam a desenvolver a coordenação motora.

– Alimentos que chamam a atenção são bem-vindos. Comida colorida ajudará a criança a diferenciar as cores. Sugestões saudáveis são: beterraba, cenoura, tomate, batata e lascas de carne e peixe.

– Dê exemplo. A criança imita os adultos, inclusive na hora de comer. Por isso, comer em horários regulares, escolher alimentos saudáveis são boas atitudes para incentivar o bebê. Deve haver, pelo menos, uma refeição em família.

Fonte: Minha Vida