Como evitar o inchaço das pernas

Wadenkrampf - isoliert

O inchaço nas pernas pode ter várias causas e precisa ser levado a sério.

Em caso de incômodo com inchaço, a pessoa deve procurar um médico para uma avaliação a fim de descobrir a causa e iniciar um tratamento que se adeque a cada caso.

Causas mais comuns são:

Varizes: Quando o sangue desce para as pernas e não consegue voltar adequadamente, devido ao mal funcionamento das veias, a pessoa acumula líquidos e as pernas incham.

Falta de movimento: Viagens longas ou mesmo a jornada de trabalho podem ser o cenário. Ficar sem movimentar as pernas por muito tempo faz com que fiquem inchadas pois é a musculatura da panturrilha que auxilia as veias na circulação do sangue. Se o sangue ficar parado por muito tempo pode coagular, o que pode levar a embolia pulmonar e à morte.

Trombose: Nesse caso, o inchaço e a dor na perna aparecem de repente. É importante ir ao pronto-socorro para a realização de exames, pois pode ser que seja um coágulo.

Doenças cardíacas: O inchaço pode acontecer por causa da insuficiência do bombeamento do sangue para o corpo, o que causa o acúmulo do sangue e incha o corpo de forma geral. As pernas podem inchar mais devido a questão gravitacional.

Hipotireoidismo: Quando a tireoide não funciona bem causa inchaço no corpo todo e especialmente nas pernas. É um inchaço diferente, ao ser pressionada não fica com a marca.

Anticoncepcionais: O inchaço causado por anticoncepcionais a base de estrogênio não é grande nem generalizado e é mais comum nas pernas.

Calor: Com o tempo quente as pessoas bebem mais líquidos e se movimentam menos por causa da indisposição que o calor causa. O resultado é o acúmulo de líquidos no corpo e dificuldade de circulação devido à falta de movimento.

Dicas para evitar o inchaço

– Não fique muito tempo de pernas cruzadas

– Evite ficar em pé por muito tempo

– Não fique muito tempo de salto alto

– Para fortalecer a musculatura da perna, faça caminhadas

– Evite roupas e sapatos apertados

– Se precisar permanecer sentado, levante e estique as pernas e os pés para facilitar a circulação sanguínea.

– Eleve os pés ao dormir

– Procure dormir de lado, com o travesseiro no meio das pernas

– Grávidas devem evitar o salto alto

– Evite alimentos ricos em sódio. Exemplo: industrializados

Fonte: IG Saúde