Chá de hibisco

close up of dry hibiscus flowers over red background

O chá de hibisco é feito com o cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa. A bebida contém substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. O chá tem ação diurética que impede a retenção de líquidos, além disso, evita o acúmulo de gorduras, especialmente na região da barriga e quadris. O chá ajuda controlar os níveis de colesterol, pois tem efeito cardioprotetor e vasodilatador, então aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e controla a pressão arterial.

O chá de hibisco contém:

– Vitamina B2: auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos.

– Vitamina B1: é benéfica ao cérebro.

– Ferro: atua no transporte de oxigênio e previne anemia, dor de cabeça e cansaço.

– Vitamina A: com ação antioxidante, favorece a visão, o sistema imunológico, a pele e os ossos.

– Vitamina C: favorece a imunidade, protege contra doenças dos olhos e cardiovasculares, além de prevenir o envelhecimento da pele.

A quantidade recomendada para o consumo do chá é de um copo de 200 ml. Para cada copo deve ser utilizado a uma colher de chá da flor seca, ou dois a três pacotinhos de chá.

Ao preparar o chá deixe a água ferver e depois adicione as flores. Mantenha o chá no fogo por três minutos e depois sirva.

Para quem pretender emagrecer, pode misturar o chá de hibisco com um alimento termogênico, como por exemplo, o chá verde.

O consumo do chá não é indicado para gestantes e lactantes pois pode interferir na estrutura dos genes do bebê.

Deve-se consumir o chá com moderação para que não haja desidratação devido à sua ação diurética.

É possível encontrar o extrato seco da flor de hibisco em lojas de produtos naturais.

Fonte: Minha vida