Câncer de Próstata

Vaccine

O câncer de próstata é o mais incidente em homens acima de 50 anos de idade. A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino tem como função produzir e armazenar parte do fluido seminal.

Fatores de risco

Idade avançada, acima de 50 anos

Cor da pele, a doença afeta mais homens negros

Histórico familiar de câncer de próstata

Fatores hormonais e ambientais

Maus hábitos alimentares, como ingerir muita gordura e poucos vegetais, verduras e frutas

Sedentarismo

Excesso de peso

Sintomas

A doença se desenvolve lentamente e não causa sintomas incialmente. Em estágios mais avançados, no entanto, causa dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia e a presença de sangue na urina.

Pode provocar também dor nos ossos, especialmente nas costas, quando há metástases, quando o câncer atinge um nível mais grave.

Diagnóstico

É possível diagnosticar o câncer de próstata com o exame físico (toque retal) e o exame laboratorial (dosagem do PSA). Se a glândula ou o PSA estiverem alterados, é realizada uma biópsia para verificar se existe tumor e se ele é maligno. Isso porque os resultados do PSA e toque retal podem dar alterados mesmo que não haja câncer. Por isso, é importante continuar a investigação por meio de uma avaliação médica detalhada e criteriosa. Caso realmente exista o câncer, são feitos exames adicionais para identificar a presença ou não de metástases no corpo.

Tratamento

Dependendo do tamanho e classificação do tumor, assim como da idade do paciente, o médico pode indicar o tratamento mais adequado para cada caso. As opções podem incluir prostatectomia radical (remoção da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Dicas

  • Ter uma alimentação balanceada
  • Praticar exercícios físicos regulares
  • Fazer exames preventivos

Confira a idade de início dos exames preventivos para os homens que querem evitar o câncer de próstata:

  • A partir dos 50 anos: homens sem risco maior de ter câncer de próstata.
  • Aos 45 anos: descendentes de negros ou se têm parentes de 1º grau que tiveram câncer de próstata antes dos 65 anos.
  • Se o nível de PSA estiver abaixo de 2,5 ng/mL, repetir o exame a cada 2 anos; Maior que este valor, repetir o exame anualmente;

Fonte: Drauzio Varella