Beterraba: quantos benefícios!

Beetroot Juice

A beterraba é uma raiz de sabor adocicado de cor roxa-avermelhada produzida pela betacianina, que por sua função antioxidante, pode prevenir o câncer de intestino e o câncer de cólon. A betacianina pode facilitar o transporte de oxigênio aumentando em até 400% essa capacidade. A raiz também é rica em fibras, carboidratos, ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitaminas A, C, E, K, B1, B2, B5, B6 e B9, e também antioxidantes como carotenoides e o licopeno.

Benefícios

– Rico em fibras, atua na prevenção do câncer de intestino.

– A beterraba é excelente para mulheres grávidas por conter ácido fólico que auxilia no desenvolvimento da coluna vertebral do bebê.

– A fibra da beterraba contribui para a redução do colesterol em 30 a 40%.

– Beber 250 ml de suco de beterraba por dia reduz a pressão arterial em até 7%, de acordo com um estudo da Universidade Rainha Mary, em Londres, publicado no jornal Hypertension da American Heart Association.

Como consumir

 A melhor forma de consumir a beterraba é crua ou em forma de suco, para preservar suas propriedades, que se perdem quando a raiz é cozida por muito tempo. A beterraba também pode ser cozida ao vapor, o que preserva a vitamina C, que não vai para a água. O ideal é ingerir a beterraba duas vezes por semana.

Fonte: Minha Vida, Revista Viva Saúde