Batata-doce é aliada da dieta

four sweet potatoes are in the basket

A batata-doce é um alimento que sempre teve seu lugar ao sol na culinária típica, mas, atualmente tem sido mais procurada por seu papel importante no emagrecimento. No Brasil é possível encontrar quatro tipos de batata-doce:

– Batata-branca

– Batata-amarela

– Batata-roxa

– Batata-doce-avermelhada

A batata-doce auxilia no processo de emagrecimento, foi o que revelou uma pesquisa do College of Agriculture and Life Sciences, dos Estados Unidos. Segundo o estudo o seu papel de auxílio no emagrecimento se dá pelo baixo índice glicêmico. A batata-doce é um carboidrato complexo, rica em retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio. Além disso tem mais fibras, potássio, proteína e fósforo que a batata-inglesa e a mandioquinha, por isso auxilia no funcionamento do intestino e no controle do diabetes e do colesterol.

Além de ser uma excelente fonte de energia, a batata-doce tem amido resistente, uma fibra insolúvel que contribui para que o açúcar e a gordura sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. Assim, o organismo será provido de energia por mais tempo e a sensação de saciedade também será prolongada. Esse processo também auxilia na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2.

Apesar de todos os benefícios da batata-doce, deve-se lembrar que o exagero no consumo pode causar maior concentração de gordura no corpo, o que também pode acontecer com qualquer alimento se ingerido em excesso.

Fonte: Minha Vida