Apendicite

Young man with severe stomachache holding his stomach

O apêndice, que fica localizado no início do intestino grosso, é uma pequena bolsa sem utilidade significativa para o organismo, mas pode inflamar e causar fortes dores. As causas da apendicite não foram determinadas, mas há situações que podem levar à inflamação, como obstrução por gordura ou fezes ou infecção causada por vírus. Nesses casos uma bactéria natural do organismo se multiplica, provocando inflamação, inchaço e fazendo o apêndice ficar cheio de pus. A pessoa deve receber tratamento imediato para evitar complicações sérias como o rompimento do apêndice. Qualquer pessoa pode ter apendicite, mas o quadro é mais comum em pessoas de 10 a 30 anos de idade.

Sintomas de Apendicite

Frequentemente, os sintomas são dor de intensidade progressiva em volta do umbigo, pouco apetite, náusea, vômitos e febre baixa. A dor também pode se mover para baixo. Se o apêndice se rompe a dor pode desaparecer, mas volta novamente, pois o revestimento da cavidade abdominal fica inflamado. Além desses sintomas, podem aparecer calafrios, diarreia, constipação e tremores.

No entanto os sintomas variam muito, e podem se manifestar de diversas formas. Crianças e mulheres grávidas podem ter dores em partes diferentes das demais pessoas. Idosos e mulheres em idade reprodutiva também podem ter o quadro de apendicite confundido com outros problemas.

Por isso é preciso estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica, para o devido tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

O médico poderá solicitar exames de sangue, de urina, raio-x, além do exame físico para constatar se há apendicite. Dependendo do caso, poderá ser realizada uma cirurgia para retirada do apêndice logo após o diagnóstico. Nos casos em que há uma infecção, é necessário trata-la antes da cirurgia.

Fonte: Minha Vida