Ansiedade e o frio na barriga

Worried.

O estresse, agudo ou crônico e a ansiedade causam sintomas como sensação de bolo na garganta, dor no abdômen, frio na barriga, diarreia, constipação e outros.

Isso acontece porque o sistema nervoso central e o sistema digestivo se relacionam, enviando e recebendo informações um do outro, o que interfere no funcionamento no funcionamento de ambos. Pensamentos, sensações e estímulos externos podem afetar a produção de hormônios, a imunidade e o estado inflamatório dos órgãos.

O famoso “frio na barriga” é associado com alterações na sensibilidade das vísceras, entre outros fatores. Os sintomas da depressão podem ser melhorados com estimulação do nervo vago no trato digestório.

A úlcera péptica, que é causada pela infecção pela Helicobacter pylori, tem entre suas causas a ansiedade e o estresse.

A síndrome do intestino irritável tem diversas causas, mas existe uma forte influência do sistema nervoso central na doença. O estresse emocional pode provocar contrações musculares, distensão e aumento da sensibilidade intestinal à dor, mesmo quando não há alterações orgânicas. Esse quadro pode causar diarreia ou constipação.

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, patologias inflamatórias intestinais, também possuem diversos fatores envolvidos em sua manifestação. No entanto, estado emocional da pessoa tem participação patente.

Fonte: Minha Vida