Alimentos integrais ajudam na prevenção de doenças cardíacas, segundo pesquisa dos EUA

wheat grains

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA), publicada no periódico Journal of the American Medival Association (JAMA), consumir grãos integrais diminui o risco de mortalidade em um período de 26 anos, principalmente em relação a mortes causadas por doenças cardíacas.

O estudo consiste na análise de dados de mais de 74 mil mulheres e 43 mil homens que participaram de um levantamento nacional e que foram acompanhados por uma equipe de especialistas entre 1984 e 2010. A conclusão foi que as pessoas ficam menos propensas a morrerem, principalmente por doenças cardíacas, quando têm o hábito de ingerir alimentos integrais.

De acordo com o resultado apresentado, o hábito de ingerir uma porção diária (com 28 gramas) de grãos integrais, como arroz e pão integrais, reduz em 5% o risco de morte por qualquer causa, e em 9% por doenças do coração. É importante destacar, que nesta pesquisa, não foi avaliada a relação entre a ingestão desse tipo de alimento com a taxa de mortalidade por câncer.

Tais descobertas também reforçam a recomendação de aumentar o consumo de alimentos integrais como forma de facilitar a prevenção primária e secundária de doenças crônicas, além de propiciar o aumento da expectativa de vida.

Fonte: Veja