Alfarroba: Chocolate sem lactose, glúten, ou açúcar

Chocolate

Procurando um chocolate mais saudável? A alfarroba, natural da costa do mediterrâneo, é uma vagem de cor marrom da qual se extrai grãos que podem ser transformados em pó. O gosto é muito parecido com o do chocolate.

Benefícios

A alfarroba, não tem lactose, glúten, nem açúcar, por isso é uma ótima opção para pessoas que seguem dietas restritivas. O porcentual de gordura é de apenas 0,7%. Ela tem propriedades antioxidantes, é rica em fibras, carboidratos, proteínas, minerais, como cálcio, fósforo, potássio, ferro, zinco e vitaminas E e as do complexo B, como B1, B2, B6 e B12.

A alfarroba não possui agentes alergênicos e não contém estimulantes, como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Ela tem baixo conteúdo calórico devido à pouca quantidade de gorduras e alta quantidade de fibras naturais. Auxilia o sistema nervoso, a memória e o raciocínio, fortalece os ossos e dentes, traz sensação de saciedade, ajuda no funcionamento do intestino e ainda colabora com a saúde da visão. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Moderação

A alfarroba dispensa o açúcar na fabricação de seus produtos pois é naturalmente doce, o teor de açúcares naturais, como sacarose, glicose e frutose é alto. A quantidade de calorias é 25% menor que a do cacau, mas não é bom exagerar. Os alérgicos a soja precisam ter cuidado, pois a alfarroba tem lecitina e extrato de soja.

A farinha de alfarroba deve ser consumida com moderação devido ao seu alto conteúdo de tanino, substância benéfica ao coração e às artérias, mas, se consumida em excesso, pode dificultar a absorção de proteínas e alguns minerais pelo organismo.

Onde encontrar:

A alfarroba pode ser encontrada em forma de pó, bombons e em barras de “chocolate” em casas de produtos naturais. É uma ótima opção para a Páscoa.

Fonte: Universo Jatobá, Senado