Água: Essencial

beautiful woman drinks water from a glass and showing thumbs up

Beber água durante o dia todo previne problemas de saúde. A quantidade de água que se deve beber por dia varia de acordo com a pessoa e sua rotina. Um atleta, por exemplo, precisará ingerir mais água. Para saber quanto o seu organismo precisa de água basta fazer um cálculo simples, multiplique o seu peso corporal por 0,03. De modo geral, uma pessoa de 50 kg deverá beber 1,5 litros de água por dia.

Benefícios:

– Controla a pressão arterial pois a presença água determina a densidade do sangue.

– Previne cãibras, pois, a água ajuda no funcionamento das células musculares.

– Diminui o perigo de infartos e derrames, pois o sangue mais diluído flui mais facilmente pelos vasos sanguíneos.

– Melhora o funcionamento do intestino. Além de comer alimentos com fibras, é importante beber água pois ela lubrifica as paredes do intestino. Vale lembrar que ingerir fibras mas não beber água piora a constipação.

– Melhora a resistência física. A água hidrata e auxilia no controle da temperatura do corpo, isso melhora nosso desempenho nas atividades diárias e o rendimento em alguns esportes.

– Limpa o organismo de substâncias tóxicas prejudiciais que poderiam provocar doenças.

– Protege contra pedra nos rins, pois o sangue mais diluído facilita o trabalho dos rins de limpar o organismo de substâncias que devem ser expulsas. É importante salientar que a ingestão de água deve ser contínua para não sobrecarregar os rins.

– Transporta nutrientes, como vitaminas e minerais para as células. Quando falta água no organismo, o sangue, mais denso, não consegue carregar os nutrientes necessários.

– Emagrece. Beber água constantemente, aumenta a atividade do sistema nervoso e o nível de energia gasto. Também promove a saciedade, e em consequência provoca e diminuição da comida ingerida.

– Protege os olhos contra inflamações e infecções.

– Auxilia na absorção de vitaminas C e do complexo B que são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água, e são eliminadas pela urina.

– Pele mais jovem: A falta de hidratação pela ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. Já consumindo água, a pele fica firme.

Fonte: Minha Vida