A Importância da Detecção Precoce

Cancer awareness medical stick ribbon for healthcare with stethoscope

Celebrado no dia 05 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia lembra a importância do exame no diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. Sendo identificado na fase inicial, o tumor é curável em até 98% dos casos, por isso a tamanha importância de realizar a mamografia regularmente.

Os sintomas da doença podem incluir, dentre outros:

 – Nódulos na mama;

– Secreção com sangue pelo mamilo;

– Mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama;

– Dor.

Além de visitar o médico rotineiramente, recomenda-se a prevenção por meio da alimentação, nutrição e atividade física.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama  e busquem o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

 A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo.

Já a mamografia diagnóstica, com finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico, e leva-se em consideração alguns fatores, tais como:

 – Vários casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem;

– Histórico de câncer de ovário;

– Histórico de câncer de mama em homem.

Fonte: INCA