A importância da atividade física

A vida corrida e a rotina cansativa muitas vezes se apresentam como vilãs na hora de dedicar um tempo à atividade física. Aproveitar o elevador ao invés de utilizar as escadas e ir dirigindo a um lugar e não andando, por exemplo, são algumas situações rotineiras que contribuem com o sedentarismo.

A diferença entre atividade física e exercício físico é o fim com que cada movimentação é empregada. Dessa forma, atividade física é qualquer movimento que envolva contração e relaxamento dos músculos. Já o exercício físico é a atividade física aplicada com objetivos determinados e programados, como fazer determinado número de abdominais em um tempo pré-definido.

O ideal é que haja a prática constante de exercício físico, mas adotar algumas atividades físicas simples no dia a dia já é uma forma de começar a ter hábitos mais saudáveis na rotina. Algumas dicas para isso são:

– Experimente atividades curtas

Fazer pequenas caminhadas durante o dia, seja para ir ao mercado, passear com o cachorro ou ir para o trabalho, é uma forma de manter-se sempre em movimento, além de não tomar muito tempo.

 Vá de escadas, não de elevador

Experimente trocar a comodidade por alguns minutos de atividade física que farão muito bem ao seu corpo em longo prazo.

– Alongue-se antes de começar o dia

Preparar o corpo antes da rotina começar é de grande importância e pode evitar dores localizadas ao longo do dia. Além disso, procure sempre manter a postura.

– Aproveite os horários de lazer para se movimentar

Ir ao parque e andar de bicicleta são exemplos de como utilizar a atividade física nos momentos de relaxar e ainda são formas de envolver toda a família na criação de hábitos para uma vida mais saudável.

Fonte: Minha Vida