7 benefícios da vitamina C para a saúde

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A vitamina C, que faz parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, protege contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.

 

A vitamina C, também…

… Reduz os sintomas de gripes e resfriados

Em relação ao resfriado comum, a vitamina C não funciona como cura, mas alguns estudos apontam que esta colabora para que gripes e resfriados reduzam, além de evitar o risco de desenvolvimento de pneumonia e infecções pulmonares.

Segundo o pesquisador Linus Pauling, vencedor do Prêmio Nobel em 1954 e 1962, altas doses da vitamina C agiam contra gripes e resfriados. Desde então, o assunto é questionável.

… É eficiente contra o estresse

Uma pesquisa realizada na Alemanha apontou que a vitamina C é benéfica para os indivíduos cujo sistema imunológico foi enfraquecido por conta do estresse, um fator bastante comum na sociedade atual.

Os estudiosos tiveram como base a análise de 120 pessoas quando em momentos estressantes, como falar em público e resolver problemas de matemática. Metade delas receberam 1.000 mg de vitamina C. A conclusão foi que os principais sinais de estresse, como os níveis elevados do hormônio cortisol e da pressão arterial, foram significativamente maiores do que naqueles que não receberam o suplemento vitamínico.

De acordo com Daniela Hueb, nutróloga, a vitamina melhora o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.

… Combate o envelhecimento da pele

De acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition a ingestão mais elevada de vitamina C está associada a uma menor probabilidade de se ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Para se chegar a esta conclusão, foram analisadas as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres, com idade entre 40 e 74 anos.

A especialista Daniela Hueb, afirma que o ácido ascórbico, substância contida na vitamina C, é um excelente oxidante, o qual combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células, além de ter um efeito clareador sobre a pele.

… Aumenta a absorção de ferro

A vitamina C previne a anemia, já que possui capacidade de aumentar a absorção de ferro, obtido pelos alimentos de origem vegetal, como verduras e feijões. Por conta da sua característica antioxidante, a vitamina C também consegue modificar a estrutura química do mineral para uma forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

… Diminui o crescimento de tumores

Segundo um estudo publicado pela revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences, que analisou os efeitos da Vitamina C em tumores cancerosos, este nutriente pode desempenhar um papel fundamental na redução do crescimento desses tumores.

A pesquisa mostrou, também, que a vitamina pode apresentar um efeito de pró-oxidação (diferente do seu efeito mais conhecido que é a atividade antioxidante) quando consumida em altas doses. Tal constatação levantou a hipótese de que o efeito pró-oxidante pode gerar radicais livres e peróxido de hidrogênio, o que provocaria a eliminação das células do tumor.

… Evita doenças oftalmológicas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo National Institutes of Health, certas vitaminas e sais minerais, quando consumidos em conjunto diariamente, podem ajudar a evitar a perda de visão relacionada à idade. Tal coquetel é composto por: 500mg de vitamina C, 400 UI de vitamina E (o equivalente a 0,67 mg de vitamina E em sua forma natural ou 0,45 mg na sua forma sintética), 15 mg de betacaroteno, 80 mg de zinco e 2 mg de cobre.

… Reduz o risco de derrames

Pessoas com maiores concentrações de vitamina C no sangue podem ter um risco menor de acidente vascular cerebral (AVC), segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os participantes desta pesquisa, quando com grandes quantidades de vitamina C no sangue, apresentaram risco 42% menor do que aqueles com baixas concentrações no organismo.

De acordo com tais estudiosos, os motivos para isto não estão totalmente esclarecidos, porém eles afirmam que pessoas que comem muitas frutas e verduras têm níveis sanguíneos elevados de vitamina C, o que pode aumentar a prevenção contra derrames.

Suplementos de vitamina C

Não é em todos os casos que é necessário recorrer a suplementos vitamínicos. Assim como todo medicamento, é fundamental consultar um especialista antes de tomar a iniciativa de ingerir suplementos da vitamina.

O recomendável é que os homens consumam 90 mg de vitamina C por dia, e as mulheres 75 mg. Quantidades que podem ser obtidas com facilidade quando a alimentação é adequada.

Vale lembrar que frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, e verduras em geral, como salsa, maracujá, frutas silvestres, morango, e tomate, são ótimas fontes de vitamina C.

Fonte: Minha Vida